A Autora

Isis Dias Vieira é professora universitária, psicóloga, pesquisadora e escritora. É casada, tem 3 filhos e 9 netos.

Nasceu na cidade de Alegre, sul do Estado do Espírito Santo/Brasil. Passou sua infância e parte da adolescência, em Vila Verde, no interior do norte do Estado. Sendo de família pobre, para continuar seus estudos na cidade mais próxima (Colatina), tornou-se alfabetizadora aos 14 anos, época em que o Brasil sofria grave carência de professores. Depois, seguiu para o Rio de Janeiro, onde estudou Teologia; e São Paulo, onde se formou em Filosofia. Tornou-se professora universitária em Cachoeiro do Itapemirim/ES e, logo em seguida, foi para São Paulo, realizar seu sonho de estudar Psicologia, tornando-se psicoterapeuta em 1978.

Voltando à sua terra natal, agora como professora na Universidade Federal do Espírito Santo, tornou-se pesquisadora do Comportamento Humano no Trânsito – o que lhe valeu um convite para ser pesquisadora do INRETS (Instituto Nacional de Pesquisa sobre os Transportes e sua Segurança), em Paris/ França, onde estudou “Segurança Civil e Sociedades”, “Toxicomania, Alcoologia e Tabagismo” (nível de DEA) – preparatório para um Doutorado sobre o “Imaginário de Dependentes Químicos”. Paralelamente, especializou-se em Psicologia Transpessoal e Técnicas de Expansão de Consciência.´

Em 1995, foi para Brasília, criou o Instituto de Psicologia Transpessoal, do qual é diretora e psicoterapeuta e o Método V.I.T.R.I.O.L. de Psicoterapia Transpessoal.

É Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa/Portugal, membro do Círculo de Escritores e Artistas de España e do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, dentre outros.

Isis Dias Vieira

Tem poemas publicados na Revista “De Corpo Inteiro” do CEMD, “Templo de Palavras I” da Ed. Minerva/Lisboa e na Antologia “Fernando Pessoa e seus Convidados”, da Ed. Mágico de Oz/Lisboa, dentre outras. Com seus poemas, participou do Quarto Festival Internacional de Poesia “Grito de Mulher”, Lisboa/2014.

Considerada escritora promissora emergente, está presente na Enciclopédia de Escritores e Artistas Contemporâneos Lusófonos – VIII Séculos da Língua Portuguesa/ 2014. Recebeu por Honra e Mérito a Comenda Castro Alves por sua colaboração à Cultura Lusófona Mundial, o Prêmio Excelência Cultural, em comemoração aos setenta anos da ABD - Associação Brasileira de Desenho e Artes, pelo reconhecimento e mérito em prol da Arte, da Literatura e Cultura do Brasil; de “Melhores Contistas” pela Academia de Letras de Goias e, da Editora Comunicação, recebeu o Prêmio Clarice Lispector, em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro.

De seu pai, que escrevia poemas, contos e romances, herdou o talento de escritora. Com várias publicações em Revistas Especializadas, lançou o livro “A Oração do Pai-Nosso – O Mantra da nossa Libertação”, Editora Biblioteca 24horas, em português (2013) e pela Editora Mágico de Oz, em francês (2014). “A Saga de um Sábio – Uma História Real”, lançado em 2015, é seu segundo livro.

 

Instituto de Psicologia Transpessoal